segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Moda e sustentabilidade

“Consumismo e individualismo levaram-nos a um beco escuro onde o mundo deixou de ser sustentável. A moda tem sua responsabilidade nisso e grande. Felizmente, é a própria moda que está a começar um movimento de maior consciencialização em relação ao consumo e ao fabrico. Hoje é tendência no mundo inteiro usar roupas de segunda mão como forma de expressar a preocupação com o meio ambiente” - Cathy Henry


Já aqui falámos do blog "O Passado Presente", da antropóloga Brasileira, Lígia Krás, especialista em vintage e pesquisadora de tendências, que tem desenvolvido um meritório trabalho em prol da sustentabilidade e da função da moda nesta nova atitude.

No entanto, temos descoberto mais gente, sobretudo no Brasil, com a mesma preocupação. É o caso da designer Manuela Borges, que tem um blog "Guia de brechós do Rio" , da jornalista Elis Martini, que escreve regularmente interessantes artigos sobre o tema no ModaSpot.com da Abril, de Nana Soma, Cathy Henry e outras, que se desdobram em acções e criação de eventos relacionados com a reutilização de vestuário e com a moda sustentável.

Ainda no Brasil, existem outros blogs como o "Ser Sustentável com estilo" e o "Sustenta Moda" que merecem muita atenção.

Lamentávelmente, em Portugal, apesar dos bonitos discursos de ocasião, ainda  não existe essa preocupação, e os media, regra geral, só se referem às lojas de roupa em segunda mão na perspectiva da crise (fazendo mesmo incompreensíveis comparações com os locais de compra de ouro usado...) e não na perspectiva  da reutilização, da renovação e da reciclagem.

A Loja Paradoxo, na medida das suas possibilidades, irá continuar a desempenhar o seu papel na sensibilização da sociedade para tão importante e cada vez mais actual problemática.  

1 comentário :

  1. Tente descobrir pessoas com interesses e ideais parecidos com os seus aí em Portugal Joana! Pelo menos outras donas de brechós ou pessoas que gostem do tema, quem sabe vocês não organizam encontros assim como os da Cathy?bjs Lígia

    ResponderEliminar